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Margem de lucro: saiba como lucrar com o delivery

Pagseguro
10/02/2023

O delivery está em alta e vários negócios estão utilizando o serviço de entrega como uma opção para vender mais e contemplar as exigências da clientela. Mas não basta apenas realizar a entrega, é preciso ter controle sobre o custo deste serviço, contabilizando inclusive os gastos que você pode ter ao usar uma eventual plataforma de delivery. De nada adianta oferecer comodidade para o cliente se a atividade não dá retorno. Para não comprometer seu negócio, é indispensável mapear despesas e...

O delivery está em alta e vários negócios estão utilizando o serviço de entrega como uma opção para vender mais e contemplar as exigências da clientela.

Mas não basta apenas realizar a entrega, é preciso ter controle sobre o custo deste serviço, contabilizando inclusive os gastos que você pode ter ao usar uma eventual plataforma de delivery.

De nada adianta oferecer comodidade para o cliente se a atividade não dá retorno. Para não comprometer seu negócio, é indispensável mapear despesas e entender bem sobre a margem de lucro de qualquer atividade. Confira as informações abaixo e saiba como aumentar as vendas com o delivery.  

Qual a margem de lucro ideal?

Tudo depende de quanto você gasta para manter seu negócio ativo, por isso, esta margem leva em conta uma série de fatores. Há um senso comum no mercado que o comércio deve ter entre 15% a 20% de margem de lucro, preferencialmente.

A decisão sobre a margem de lucro deve ser coerente, nada de criar uma porcentagem aleatória. Para te ajudar, vamos criar uma simulação.

  • Você vende um produto que custa R$ 100;
  • O preço de venda é de R$ 120 (com margem de lucro de 20%);
  • O custo das entregas é de R$ 10.

Agora você tem algumas possibilidades em mãos:

  • Manter 20% de lucro ao incluir o valor total do frete no produto ou na taxa de entrega;
  • Fracionar o valor de entrega, pagando, por exemplo, R$ 5 e cobrando R$ 5 do cliente (com isso sua margem de lucro será reduzida para 15%);
  • Pagar pela entrega e não cobrar do cliente (sua margem será reduzida para 10%).

Você vai precisar analisar as possibilidades e encontrar soluções que melhor se adaptam ao seu negócio. As margens podem variar conforme o produto e muitas vezes é necessário realizar um cálculo individual. Fazendo isso você consegue identificar quanto vai lucrar em cada uma das vendas e qual é o potencial de retorno do delivery. 

Quais fatores influenciam os lucros?

O primeiro passo para entender o que impacta na lucratividade é listar todas as despesas do empreendimento. Essa tarefa é essencial para saber o quanto seu negócio custa por mês. Para ter lucro, ele deve faturar mais do que o custo operacional, isso é o básico para o sucesso de qualquer estabelecimento. 

Despesas fixas

Os gastos fixos independem do andamento de um negócio. O valor dessas despesas não irá alterar em relação ao custo do seu produto.

  • Aluguel (condomínio, IPTU);
  • Salários;
  • Contas de água, luz, internet, gás, etc.

Atenção: Caso você utilize algum app ou site para vender via delivery, não esqueça de contabilizar o valor da mensalidade cobrada nesta listagem.

Despesas variáveis

Gastos que podem sofrer alterações de acordo com as atividades. Estas despesas necessitam de planejamento, pois sob controle irão contribuir para a margem de lucro do empreendimento.

  • Matéria-prima;
  • Custo das entregas;
  • Porcentagem de comissão cobrada pelas plataformas de delivery;
  • Tributações;
  • Incidentes na produção.

Como aumentar a margem de lucro do meu delivery?

Fidelização

O cliente fiel sempre volta e ainda pode indicar o seu negócio para outras pessoas. A taxa de conversão para clientes fidelizados é maior, confira 7 dicas para fidelizar clientes usando o delivery.

Crie uma experiência

Tenha um diferencial e torne uma simples compra em uma experiência, assim ele criará uma conexão com o seu negócio. Aposte na facilidade no momento da compra, qualidade no delivery, crie um cardápio atrativo e moderno e capriche no atendimento.

Fique de olho nas avaliações

Sempre retorne os feedbacks dos seus clientes, seja positivo ou negativo, dê uma atenção especial às avaliações negativas para reverter a situação.

Programa de fidelidade

Crie benefícios para os seus clientes, utilize cupons de desconto, programas de fidelidade como “A cada 3 pedidos ganhe uma porção extra”. Aproveite as datas comemorativas e crie combos especiais.

Divulgação

Ganhar novos clientes é tão importante quanto manter aqueles já conquistados. A divulgação ajuda no aumento do lucro conforme novos clientes entram em contato com seus anúncios e conteúdos. 

Redes Sociais

As redes sociais são uma ótima opção para fazer o marketing do seu negócio e atrair novos consumidores. Através delas você pode conversar com os clientes e construir um relacionamento. Confira algumas dicas para aumentar as suas vendas com as redes sociais.

Marketplace

Invista na promoção do seu negócio, seja na internet ou fora dela. Crie panfletos, imãs de geladeira, divulgue promoções e ofereça descontos na primeira compra. Se achar necessário crie anúncios pagos nas redes sociais.

Incluir o seu negócio em Marketplaces pode ser uma boa estratégia, afinal essas plataformas de e-commerce possuem diversos recursos para ajudar na divulgação de empreendimentos. Através de aplicativos,  é possível ter um alcance maior de clientes, e com isso aumentar suas vendas.

Escolha a plataforma de vendas

Ter um negócio online exige estudo. Pesquise bem e escolha a melhor plataforma para realizar suas vendas. Você pode usar as redes sociais e até mesmo o WhatsApp, dessa forma não será preciso depender de aplicativos de delivery que cobram taxas de comissão.

Bônus: soluções práticas e simples para aplicar agora mesmo!

Confira algumas dicas que podem fazer a diferença no aumento da margem de lucro do seu negócio.

Crie combos

Esta é uma boa tática para fidelização, com ela é possível criar um combo diferente para cada dia da semana ou criar alguns pacotes fixos.

Atenção especial à embalagem

As embalagens chamam a atenção dos clientes e são extremamente importantes para a qualidade de entrega. Coloque a logo do seu negócio estampada para deixar sua embalagem ainda mais bonita! 

Invista em boas fotos

As fotos são os principais meios de divulgação do seu produto, é a partir delas que os clientes irão decidir por realizar o pedido ou não. Invista em fotos que realcem os detalhes, mas não esqueça de entregar um pedido no mesmo nível de qualidade das fotos!